A Páscoa e suas histórias..

Esses dias durante uma conversa na faculdade, perguntaram para uma professora minha ‘mas por quê Jornalismo?’ e com um sorriso sincero ela respondeu ‘porque eu gosto de ouvir histórias’.

Esse assunto vai e volta aqui no blog. Falo pouco, mas quando falo eu não consigo deixar de fora ‘histórias’ no meio dos textos. Me reconheci naquela frase e ainda, involuntariamente, repasso a cena na minha cabeça. Sempre espero que todos, afinal, sejamos ouvidores e contadores de histórias. Por causa disso eu não poderia deixar essa daqui de fora..

Durante esses últimos dias, na Páscoa, eu e um grupo de aproximadamente 50 jovens católicos nos reunimos em uma pequena região da cidade de Sumaré. O objetivo é simples: relembrar as pessoas da importância desses dias e comemorar a Páscoa como ela deveria ser comemorada. Batemos de porta em porta em uma comunidade carente e contamos que um cara bem maneiro, mais uma vez, morreu por nós e por causa disso era ‘feriado’.

Imagem

Mesmo com a casa simples, os problemas na cabeça e passando dificuldades, elas abriram seus portões e nos convidaram para entrar. E quiseram ouvir o que eu tinhamos para contar. Nós só queriamos dizer que a Páscoa tinha um significado maior do que as pessoas normalmente comemoram e elas não só nos ouviam, mas realmente nos escutavam. Só que além disso, elas também contavam das suas vidas, suas batalhas e suas melhores memórias. A comunidade escolhida era simples, mas as suas histórias não.

Provavelmente a maior parte daquelas pessoas nunca irão sair no jornal. Talvez os outros nunca descubram todos os momentos que elas passaram, as diculdades e a fé inabalável, não importa a circunstância. Possivelmente passariam despercebida, por mim, por nós, assim como muitas vezes passamos também. O mundo é grande, mas é muito fácil nos esquecer e viver apenas no nosso próprio mundo. As pessoas, por debaixo das camadas, tem histórias e batalhas que você só descobre quando deixa seu mundo e passa a observar o do lado. As pessoas vivem coisas que nós nem imaginamos. Nós vivemos coisas que as pessoas nem imaginam.

No geral, eu fui lá para falar, mas acabei escutando, ouvindo e guardando o momento. Hoje compartilho essa história porque espero que durante um mísero segundo sintam que existem vidas além do que apenas queremos enxergar. Existem significados por trás das palavras, das pessoas, dos seus sentimentos. Existe até uma (bela) razão para esses dias ser feriado. Existem histórias que nenhum livro e nem mesmo esse singelo texto é capaz de contar.

Eu só queria dizer que o  mundo de fora fica bem mais bonito se visto de perto.

Anúncios

3 comentários sobre “A Páscoa e suas histórias..

  1. Gi, como é importante este tra balho de mostrar que estes dias é muito mais que um “feriado”. Que a Pascoa é realmente a ressurreição do Senhor, este Senhor que morreu por nos e ressuscita para nossa salvação. beijos e parabens a voce , a Gabi e a todos os jovens por este trabalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s